luiz-pimentel Últimas Postagens

Como obter texto de arquivos imagem

COMO OBTER TEXTO PURO, EDITÁVEL, DE UMA IMAGEM ESCANEADA

Até pouquíssimo tempo atrás, me deparava com um problema ao receber imagens dos artigos publicados em coluna de jornal, pelos colaboradores da Academia, aos quais foi liberado a publicação em uma coluna específica do jornal, que falasse de assuntos relativos à Doutrina Espírita Kardecista. O meu problema consistia exatamente em publicar tal imagem que, via de regra, se compunha de diversas colunas e ocupava uma área que era incompatível com a página do site para a publicação. O que acontecia então, o tamanho da letra se tornava muito pequena para ser lida normalmente, ou a imagem não oferecia a nitidez suficiente. Para resolver este problema, fui obrigado a usar alguns plugins na programação do site, reformulando o aspecto da página e desta forma melhorar um pouco a visualização do texto.

Por acaso, descobri recentemente uma maneira de resolver definitivamente o problema. Envolve um pouco mais de trabalho, quando o artigo é publicado no jornal em diversas colunas, mas o resultado final vale muito a pena pois tenho como produto final não uma imagem, mas texto puro. Isto sem ter que digitar absolutamente nada. A melhor forma, para aproveitar esta nova técnica, seria que o artigo, embora me chegando em imagem digitalizada, fosse composta por apenas uma coluna. Em outras palavras, quanto menor for o número de colunas, menos trabalho será necessário para a obtenção do resultado final.

Como isto funciona? É bastante simples. Primeiro, necessitamos possuir uma conta no Google. Todos sabem que quando você abre uma conta no Google, então possuirá uma série de serviços oferecidos gratuitamente. Conta aberta, um dos serviços gratuitos que você terá direito é o Google Drive – um repositório (Google Drive) onde você poderá arquivar diversos tipos de arquivos. Para saber mais a respeito, busque no próprio site da Google as informações detalhadas.

O segundo passo consiste em salvar o arquivo imagem, referente ao artigo, no citado repositório virtual. Para fazer isto, você deve se logar na sua conta Google e acessar o seu Google Drive (veja a figura) abaixo:

Para acessar o Google Drive, clique no ícone “Drive”.

A seguir, quando houver acessado a página do seu Google Drive, poderá fazer o upload do arquivo desejado. Veja a figura a seguir:

1- Clique em “Meu Drive” e escolha a opção “Fazer upload de arquivos”.

2 – Escolha o arquivo que deverá estar no diretório do seu computador e clique em “Abrir”

3 – Aguarde, enquanto o processo é concluído. Visualize no canto inferior direito da tela a mensagem do aplicativo informando a conclusão do upload.

Após salvar o arquivo no Google Drive, restará abrir tal arquivo utilizando o aplicativo do Google intitulado “Documentos Google”. Para fazer isto, selecione o arquivo clicando sobre ele com o botão direito do mouse. Escolha “Abrir com” e depois clique na opção “Documentos Google”. Veja a figura abaixo:

O documento será aberto no aplicativo mostrando na primeira página a figura do arquivo original. Role então para as páginas seguintes e verá o texto que compõe a figura no formato de texto puro, editável. Veja na figura abaixo; na página superior vemos a figura original e na página abaixo e subsequentes, o texto puro correspondente.

Verifique todo o texto gerado para corrigir algumas imperfeições que surgem devido à deficiência da nitidez da imagem. O próprio aplicativo já facilita esta operação – clique com o botão direito do mouse sobre a palavra a corrigir e o aplicativo lhe oferecerá uma sugestão, aceite ou corrija ao seu critério.

O problema referente às colunas, as quais menciono no início, é porque o aplicativo considera sempre como se fosse somente uma coluna, e mistura os textos das diversas colunas, criando uma confusão no texto final. Então, para resolver esta situação, eu fiz o seguinte:

1 – Editei o arquivo original multicolunas no PhotoShop, criando para cada coluna uma imagem separada.

2 – Tratei cada uma destas colunas separadamente no aplicativo da Google, obtendo o texto final sem nenhuma mistura.

3 – Utilize um editor de texto para reagrupar os diversos blocos de texto da forma que melhor lhe convier.

Àqueles que estiverem interessados, mas não sabem como obter as colunas em separado, utilizando o PhotoShop ou outro aplicativo qualquer, faça contato comigo que passarei as informações para que consiga um bom resultado.

Incremente seu like!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow by Email
Facebook
Facebook